“Meus Valores” em LIBRAS


Olá, querido leitor! Tudo bem com você? Espero que sim.

É com muita alegria que escrevo esse post! Vou compartilhar com vocês mais uma grande conquista…

No início de 2018 eu iniciei um curso de Libras, na ATEAL – Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, em Jundiaí SP. Lembro-me da experiência que tive com a língua de sinais em um dos congressos da igreja. Foi um momento marcante que me encantou e motivou a conhecer mais sobre o assunto.

O curso durou dois anos e, muito mais que aprender sinais, eu tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mundo dos surdos-mudos, sobre empatia, sobre a complexidade e a importância da comunicação.

Nesse mesmo período, eu iniciei o desenvolvimento do projeto Meus Valores. Em minhas reflexões eu decidi que, ao final do curso, eu me dedicaria a gravar um vídeo em libras, referente à poesia Meus Valores, a qual traz consigo a essência deste projeto.

Até parece algo simples, não é mesmo? Mas não foi. Não foi nenhum pouco fácil. Dediquei mais de 1 ano na preparação desse vídeo.

Primeiramente, busquei por ajuda e tive a alegria de contar com o apoio da professora Ketilen de Lima. Ela me ajudou na interpretação e tradução da poesia. Depois veio a fase do treinamento, dos ensaios…e, por último, a gravação do vídeo.

O vídeo foi gravado no dia 26 de setembro de 2021 – no Dia Nacional do Surdo. De verdade, eu não escolhi essa data. Acho que foi a data que me escolheu! Eu estava me planejando para gravar, escolhi esse dia e, depois, olhando nas redes sociais, vi que era uma data mais que especial!

O dia 26 de setembro foi escolhido para representar a luta da comunidade surda brasileira por ser a data da criação da primeira escola de surdos no Brasil. O Instituto Imperial de Surdos-Mudos foi fundado em 26 de setembro de 1857, no Rio de Janeiro, pelo Imperador Dom Pedro II. O professor francês Édouard Huet, também surdo, foi convidado a lecionar às crianças surdas como forma de integrar essas pessoas à sociedade. Atualmente o local ainda funciona, com o nome: Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.

A minha intenção, através desse vídeo, é de incluir mais pessoas na educação financeira e na reflexão sobre a vida e seus valores, contribuindo no bem-estar e na realização de sonhos.

Estou muito feliz com essa conquista! Sentimento de missão cumprida!

Conto com a sua ajuda para divulgar o link a seguir. Nele você vai encontrar o vídeo e a poesia na íntegra.

https://meusvalores.com.br/meus-valores/

Agradeço a ATEAL, professores, amigos e familiares que de uma forma ou outra contribuíram na conclusão deste trabalho.

Forte abraço e até breve!



Haja mais amor, a começar em mim
Amor que eu tanto quero ver
A começar em mim
A começar em mim
Quem me perceber
Que antes possa me reconhecer
Me descrever em teu amor

Música: A começar em mim – Vocal Livre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: