A consciência da não-consciência

Olá diário! Como vai?

Existem coisas que, de verdade, são essenciais na nossa vida, como o alimento, o sol, o ar, a água, o sono… Você seria capaz, por exemplo, de viver sem dormir? 

Conheço muitas pessoas que dormem pouco ou dormem mal. Geralmente essas pessoas estão sempre cansadas e se queixam da falta de disposição, da irritação, além de outros problemas físicos e psicológicos. Já passei por isso na infância. Eu tinha muita dificuldade para pegar no sono…era muito estressante!

Dormir mal uma vez ou outra é super comum, mas quando isso vira rotina é necessário buscar por ajuda profissional. Dormir é essencial para viver.

Mas, afinal, por que dormimos?

Alguns especialistas explicam que dormimos por três motivos: para economizar energia, para fazer manutenção do corpo e para consolidar a memória. E o que acontece se ficarmos muito tempo sem dormir? Estudos mostram que depois de algum tempo, o funcionamento das células se altera e consequentemente o sistema pára de funcionar e então, morremos.

Como a natureza é sábia! Dormimos naturalmente…por que dormir, de fato, é vital. Dormimos e descansamos na certeza de que acordaremos após algumas horas.

Na bíblia, a morte é comparada a um estado de sono, ou seja, ao ato de dormir. Não se trata de um sono comum, ao qual estamos habituados. Trata-se de um sono em que tudo é desligado, nada funciona: não há pensamentos, sonhos, nem outras atividades cerebrais.

Muitas pessoas têm medo da morte e mal conseguem pensar ou falar sobre isso. Esse medo pode ter suas raízes em traumas na infância ou até mesmo por se tratar de algo desconhecido. É comum termos medo daquilo que não conhecemos.

É possível amenizar esse medo por meio de terapias, ressignificando e curando feridas do passado. Outra forma é através do conhecimento, ou seja, buscando informações e respostas para suas dúvidas sobre o assunto.

Trata-se de um assunto delicado, sim. E acredito que por esse motivo Deus nos explicou comparando a morte ao sono, para que pudéssemos entender que enquanto estivermos mortos, de nada saberemos, não teremos consciência das coisas, ou seja, não sofreremos. E, assim como precisamos dormir para viver, precisamos também morrer para ter a vida eterna.

“Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo” – Bíblia, 1 Coríntios 15: 20-22.

Fomos criados para viver eternamente…somos filhos do Eterno e, talvez, por esse motivo, seja tão difícil aceitar a morte. Desde que o pecado entrou nesse mundo, a morte tornou-se uma alternativa para nos livrarmos dos males.

Você já parou para pensar sobre como seria viver eternamente nesse mundo?

Cada dia ficaríamos mais velhos, com mais dores, nossos órgãos e sistemas ficariam mais e mais debilitados…seria simplesmente insuportável! Quando penso nisso, meu coração se enche de gratidão pelo plano de amor que Deus nos oferece: uma vida limitada nesse mundo e uma vida eterna em um mundo de paz.

Que a fé e a esperança nos mantenham fortes e unidos. Que ao longo dessa vida possamos fazer o nosso melhor, vivendo a nossa essência, semeando e colhendo amor. E, após muito semear e colher, após muito trabalhar, que possamos descansar tranquilos, ter uma deliciosa noite de sono, certos que pela manhã nosso Pai vai nos acordar para contemplar a Luz que nunca mais se apagará.

Tenhamos consciência da importância do nosso sono, bem como da importância da morte. Existem coisas que são essenciais para nosso bem-estar e o Criador tem um plano perfeito para seus filhos, acredite, confie!

“Porque é necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória” – Bíblia, 1 Coríntios, 15:53,54.

Obrigada por estar aqui comigo! Nos reencontramos em breve!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: