Vendas: um primeiro passo nas minhas finanças

Quando me perguntam sobre o meu primeiro emprego tenho orgulho de responder: vendedora. Sim, sou vendedora desde os meus 9 anos! Como assim? Vou contar a vocês.

Eu tenho um irmão e duas irmãs. Crescemos em uma família humilde e começamos a trabalhar desde cedo, a fim de contribuir com as finanças da família e também movidos pelo desejo de crescer, de construir nossas histórias e ter condições de vida melhores.

Lembro-me quando minha irmã Ana começou a revender produtos do Paraguai: eletrônicos, maquiagens, brinquedos, decorações, material escolar, dentre outros. Eu estudava em uma escola rural e cursava o terceiro ano do primário.

Ao ver minhas lapiseiras e canetas novas os meus amiguinhos ficaram interessados. Então eu comecei a levar algumas coisas para eles, mostrava, falava o valor, eles conversavam com os pais e no dia seguinte levavam o dinheiro e eu entregava o produto.

E assim eu entrei no mundo das vendas… E no mundo das finanças! Minha irmã sempre me recompensava com uma lapiseira nova, um ursinho, um diário…e eu percebi que, através das vendas eu poderia conseguir muito mais!

Minha mãe também sempre teve o hábito de vender ou revender algo para ajudar no orçamento. Ou seja, tive uma forte influência familiar para iniciar minha vida profissional e financeira através das vendas.

Além de representar um primeiro passo nas minhas finanças, as vendas foram essenciais para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Neste trabalho aprendi a me relacionar com as pessoas, a me comunicar, a negociar e a lidar com o dinheiro. Aprendi, sobretudo que, o respeito, a responsabilidade e a honestidade são a base dos relacionamentos e produzem resultados sustentáveis.

Nas vendas, aprendi que o grande desafio não é vender muito, mas vender sempre. Um vendedor de sucesso tem clientes fiéis, que não só compram, como indicam o produto. Um vendedor de sucesso transmite confiança e sempre oferece algo a mais. Ele é reconhecido não apenas pelos seus números, mas pelas histórias que contam a seu respeito. E as suas histórias muitas vezes contam a história de toda uma equipe, de uma empresa, de um ideal… Um vendedor faz parte de um sonho e ajuda outras pessoas a realizarem os seus sonhos.

Eu costumava guardar o dinheiro recebido com as vendas em um cofrinho e sempre definia um objetivo para ele. Sim, eu realizei muitas coisas por meio das vendas: comprei roupas e sapatos, material escolar, alimentos, fui a festas, comprei presentes, ajudei meus pais…enfim, por meio desse trabalho obtive recursos financeiros, inicialmente baixos, mas que contribuíram para que hoje eu estivesse aqui, fazendo o que eu faço, sentindo-me realizada e feliz.

E você, quais foram os seus primeiros passos no mundo das finanças? Com quantos anos você começou a trabalhar? Você se lembra do seu primeiro salário? O que você aprendeu com esse ofício?

Agradeço muito à minha família por me ensinar o valor do trabalho, o valor dos relacionamentos, o valor do dinheiro, o valor dos sonhos…meus pais e irmãos foram e são grandes exemplos para mim, eles me ensinaram a sonhar, a lutar, a acreditar e a realizar. Foi fácil? Nenhum pouco…mas valeu muito a pena e eu daria cada passo novamente, faria tudo de novo.

Essa história sobre os meus primeiros passos na vida profissional e financeira tem muito valor para mim. Desejo (desejo muito) que ela te ajude a sonhar e a realizar!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: