Máscaras virtuais

Olá diário!

O título de hoje me faz pensar nas redes sociais: facebook, instagram, whatsapp…

Nos últimos anos tivemos uma reviravolta no mundo tecnológico, nos meios de comunicação e entretenimento, impactando em todas as áreas das nossas vidas.

Todas essas novidades do mundo virtual podem ser utilizadas para ampliar nossos conhecimentos, nossos relacionamentos, nosso campo de visão e de ação.  Há quem diga que essa “nova geração” está sendo prejudicada pelo excesso de informações. Para mim essa afirmação não é certa, nem errada. É uma questão de escolha, depende de como cada pessoa vai agir e reagir frente às informações, frente às inovações, enfim, frente às mudanças, que acontecem o tempo todo. E que bom que elas acontecem! Mudanças apontam movimento, ação…apontam vida!

Assim como tudo na vida, as redes sociais podem ser utilizadas para diversas finalidades, para promover algo bom ou ruim, dependendo do ponto de vista de cada um. Podem ser utilizadas para unir ou para separar pessoas. Para contar verdades ou mentiras, para apresentar desejos, sonhos ou realidades. Para mostrar caras ou máscaras…

Você participa de redes sociais? Com qual finalidade?

Entender que as pessoas utilizam das redes sociais com finalidades distintas, e, acima de tudo, entender qual é o seu objetivo quando utiliza dessas redes, pode te ajudar e ficar menos vulnerável frente a alguns comportamentos e “modinhas” do mundo virtual.

Um exemplo: ter muitos seguidores no instagram pode significar alta visibilidade, importância e reconhecimento. Mas isso não é uma regra! Em algumas situações, os números expressam apenas quantidade. Uma pessoa pode ter 10 mil seguidores, mas apenas 2 mil acompanham suas postagens e realmente admiram quem ela é ou o que ela faz. Portanto, se o seu colega ou concorrente tem mais seguidores do que você, não se desespere! Os números também podem ser usados como máscaras!

O que de fato é importante para você? Qual o objetivo real por detrás dos seus números? Será que é simplesmente contabilizar um número expressivo de likes? Ou será que o objetivo real é lotar a sua agenda, ter clientes satisfeitos, dinheiro no bolso, amigos verdadeiros para os momentos alegres e tristes? O que é mais importante: a quantidade ou a qualidade de seus relacionamentos?

Máscaras virtuais…elas enganam a quem?

A sua página do facebook está repleta de fotos de pessoas bonitas e felizes? E você, quais fotos tem postado? As suas fotos têm mostrado quem você é e aquilo que você faz? Ou será que elas têm mostrado alguém que você deseja ser?

A respeito do que os outros têm postado…isso é problema deles, não se trata de julgar o comportamento das pessoas. Pense em você. Pense nos seus reais objetivos quando se utiliza das redes sociais. Será que você e eu estamos usando máscaras nesses ambientes? Será que estamos fazendo desses ambientes as nossas próprias máscaras? E por qual motivo estamos fazendo isso?

Máscaras virtuais…o que elas estão escondendo?

Talvez escondam medo, raiva, insatisfação, preguiça, fraqueza, baixa autoestima, culpa, preconceito, fracasso. Talvez elas escondam algo muito precioso: você.

Caros leitores, é sublime ser quem somos! É sublime a autoaceitação e a nossa apresentação ao mundo como somos e estamos. Esse comportamento traz aprendizado e crescimento.

Acredite, as redes sociais podem nos ajudar de inúmeras maneiras. Façamos bom uso dessa ferramenta! Reflita e descubra como você pode utilizar desse ambiente para ser alguém melhor e compartilhar o seu melhor, fazendo uma diferença positiva na vida das pessoas. Afinal, o mundo não precisa de máscaras iguais, virtuais e perfeitas. Ele precisa de essências únicas, reais e que façam a diferença! 

Sabe de uma coisa? Existe um Deus que ama você, com ou sem máscaras. Que não te segue…mas te acompanha e está com você em todos os momentos e lugares, no mundo real e no virtual. Ele aprecia as suas fotos, lê com atenção as suas palavras, ouve com carinho os seus áudios… Ele está conectado o tempo todo em você, te dando força para que continue navegando, compartilhando e criando a mais perfeita das conexões: o amor! 

Obrigada por ser minha companhia nesta reflexão!

Nos reencontramos em breve!

“Mas, como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus” – Bíblia, Primeira Carta aos Coríntios, capítulo 2, versos 9, 10 e 11.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: