Conflitos da mente

Olá diário!

Diariamente eu estudo a bíblia através de um guia de estudos. A cada trimestre é tratado um tema diferente. Esse trimestre, por exemplo, o estudo é sobre o livro Atos dos Apóstolos.

Ao final de cada estudo diário, geralmente tem uma pergunta para reflexão. Umas delas me fez pensar…e tive o desejo de compartilhar algumas ideias aqui.

A pergunta é: Por que é sábio dar atenção à sua consciência? Sem a direção do Espírito Santo, a consciência seria um guia seguro?

O contexto refere-se ao capítulo 9 do livro de Atos. Paulo (Saulo de Tarso) e seus companheiros estavam a caminho da cidade de Damasco, quando viram uma forte luz e ouviram uma voz que dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” A luz era tão forte que Saulo ficou cego por três dias. A voz de Jesus penetrou na mente de Saulo, a mensagem proferida orientou suas escolhas, e o conflito em sua mente foi resolvido.

Para quem não conhece a história, Saulo era um judeu helenista, perseguidor dos cristãos. Inclusive, quando Estevão, o primeiro mártir, foi apedrejado e morto, Saulo estava lá, como líder dos opositores. Entretanto, tudo mudou. De perseguidor cruel, Saulo tornou-se fiel apóstolo de Cristo.

Ao falar com Saulo, Jesus usou um provérbio, supostamente de origem grega que diz: “Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões”. A imagem é a de um boi debaixo de um jugo, tentando se mover contra a vara pontiaguda usada para guiá-lo. Esse comportamento faz com que o animal se machuque ainda mais. Essa citação indica um conflito na mente de Paulo, uma luta.

Ao presenciar tudo o que ocorrera com Estevão, seu julgamento e condenação, provavelmente Paulo ficou confuso sobre suas atitudes em relação aos seguidores de Jesus. O evento na estrada para Damasco deixou claro o caminho que deveria seguir. Assim ele se converteu, e, através da sua vida, muitas pessoas conheceram a Cristo e foram libertadas da escravidão do pecado.

Essa história me faz pensar em várias coisas. Em primeiro lugar penso que devemos estar abertos para ver, ouvir e sentir o Espírito Santo. A mensagem que Deus deseja nos comunicar é uma mensagem de amor, de libertação, cura e salvação. Segundo, não somos donos da verdade, ou seja, cada pessoa enxerga uma parte, tem sua própria percepção do mundo. Assim, entendo que não devemos confiar unicamente no nosso entendimento, mas levar em consideração outros pontos de vista e principalmente, buscar na palavra de Deus a orientação para pensar e agir de maneira adequada, ou seja, com amor.

Um outro ponto é a questão da mudança. Conheço pessoas que não se permitem mudar…as vezes usamos a expressão “cabeça dura” para representá-las. Mudanças são necessárias para nosso crescimento e amadurecimento. Na história, Saulo tornou-se Paulo. O perseguidor tornou-se seguidor de Cristo. Um lindo testemunho de como o poder de Deus atua em nossas mentes e no nosso coração.

E, por fim, essa história me faz pensar sobre os conflitos com os quais lidamos diariamente em nossa mente. Talvez você e eu estejamos convivendo com alguns, nesse momento, assim como Saulo na estrada para Damasco.

Uma parte de você quer trabalhar, mas a outra não quer. Uma parte quer estudar, mas a outra não. Uma voz te fala para seguir pela esquerda, e outra te diz para seguir pela direita. Já passou por isso? Como você costuma resolver os seus conflitos mentais?

Eu costumo resolver meus conflitos colocando-os do lado de fora, ou seja, conversando com pessoas. Também costumo buscar informações sobre o assunto e reflito sobre as consequências de seguir um caminho ou outro. E, antes de qualquer decisão, oro a Deus para me iluminar. Entendo que na luz, não dependo da sorte, mas posso enxergar e fazer minhas próprias escolhas. Posso também pedir a Deus uma forte luz, a fim de me cegar, tirar os meus sentidos, para que nenhuma imagem possa me confundir e eu seja direcionada apenas por uma voz…

Enfim, esse trecho bíblico me mostrou muitas coisas e é bem provável que tenha mostrado algo para você também. Desejo, de todo o coração, que essa reflexão seja uma luz no seu dia e que a partir dela você consiga fazer boas escolhas e solucionar alguns dos seus conflitos.

Fico por aqui! Até breve!

“E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer” – Bíblia, Atos, capítulo 9, verso 6.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: