Qual é o seu plano?

Olá diário! Como você está?

Faltam apenas 48 dias para finalizar o ano de 2018, e eu te pergunto: qual é o seu plano?

Não, não estou falando dos planos para o próximo ano…estou falando dos objetivos e metas para esses próximos 48 dias.

“Ah, mas o ano já está terminando! Agora não adianta fazer mais nada…vou deixar para o ano que vem.” Você pensa assim?

Sabe, de coração…o próximo ano só vai ser legal se você começar a fazer alguma coisa AGORA.

Ciclos são fundamentais para sonhar, planejar, desenvolver, trabalhar e realizar. Cada etapa do ciclo deve ser respeitada (começo, meio e fim) e todas são muitos importantes.

Algumas pessoas costumam iniciar um novo ciclo (um novo ano ou uma nova fase da vida) com muitos sonhos e objetivos, mas ao longo do período perdem o foco, desviam-se do caminho e quando percebem, o tempo passou e nada de importante foi feito. Ao final do ciclo estão apenas sobrevivendo: deixando a vida levar, o ciclo terminar e aguardando um novo início para ver o que vai acontecer.

A verdade é que, agindo dessa forma o ciclo nunca fecha e os objetivos não são alcançados. Um novo ano pode até começar, mas as pessoas permanecem no mesmo ciclo de suas vidas. É fundamental fechar uma etapa para poder iniciar outra!

Você sabe o que está dificultando a realização dos seus planos?

Talvez você encontre a solução em algum desses pontos:

  • Foco: foque em apenas 1 ou 2 objetivos por vez. Concentre suas energias naquilo que é essencial para você. Você até pode ter uma lista com 1001 desejos, mas é preciso analisar e definir o que é prioridade. Acredito que é melhor ter 1 sonho realizado do que ter uma lista com 1001 sonhos.
  • Planejamento: assim que definir sua prioridade, monte um plano para realizá-la. 1) Escreva o seu sonho em um papel (ex.: viajar). 2) Especifique (ex.: viajar com o marido para a Europa daqui a 2 anos). 3) Defina objetivos e metas (ex.: guardar dinheiro, tirar o passaporte, marcar a data da viagem, comprar as passagens, definir o roteiro, etc. Lembre-se de estipular uma data para cada objetivo, de maneira que, dentro do prazo desejado você concretize o seu plano. 4) Tenha uma estratégia (um passo a passo), verifique os recursos necessários (dinheiro, tempo, pessoas, conhecimento, etc.). Mantenha o controle e a disciplina.
  • Benefícios: quais serão os benefícios que você terá ao realizar este sonho? Como você vai se sentir ao realizá-lo? Será que este sonho é verdadeiramente seu? O desejo de trabalhar em uma grande empresa, de fazer um curso, de emagrecer, de trocar de carro, de ficar rico, de viajar, de ter filhos, de comprar uma casa maior…esse desejo é verdadeiramente seu ou de outra pessoa? Se o sonho não for seu, se você não conseguir enxergar os benefícios dele na sua vida, provavelmente você vai se desmotivar com facilidade, perder o foco, e consequentemente não vai realizá-lo. Se o sonho é de fato seu, com clareza poderá ver o momento da realização, os ganhos, os quais serão sua motivação para manter o foco e vencer os desafios de cada etapa. E você perceberá como todo esse ciclo é prazeroso!
  • O ciclo dos seus planos: os dias, semanas, meses e anos já estão definidos. Mas quem define o começo, meio e fim dos seus planos é você. Você é o único responsável pela realização dos seus sonhos.

O que você achou desses pontos? Faz sentido para você? O que você pode fazer a partir de agora para melhorar o seu plano, para fechar e iniciar novos ciclos em sua vida?

Se o ciclo da sua vida finalizasse hoje, quais coisas você realizou que de fato valeram a pena? Se você tivesse mais uma chance, o que faria de diferente?

Faltam 48 dias. Antes que o ciclo anual finalize, temos outros ciclos menores para começar e terminar: meses, semanas, dias…não é mesmo? Aproveite cada instante! Se estamos vivos, nada nos falta a não ser aproveitar o tempo da melhor maneira possível. Eu posso te ajudar, eu vou te apoiar…vamos lá! Comece o seu plano agora!

 

“Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar” – Bíblia, Evangelho de Lucas, capítulo 14, verso 28 a 30.

“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor” – Bíblia, Provérbios, capítulo 19, verso 21.

 

 

 

Um comentário em “Qual é o seu plano?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: