Ensinando e aprendendo com as crianças

Oi diário! Tudo certinho?

Vamos refletir um pouco sobre coisas essenciais da vida. E eu inicio com a seguinte pergunta: o que devemos ensinar para uma criança? O nome das plantas? As regras de trânsito? A ler e a escrever? A respeitar os mais velhos? A comer e a se vestir?

Muitas coisas podem e devem ser ensinadas para as crianças, a fim de que conheçam o mundo que a cercam, desenvolvam suas habilidades, tenham um relacionamento harmonioso com as pessoas e com o meio em que vivem.

Agora pergunto: o que as crianças querem e precisam?

Feche seus olhos por alguns instantes…e permita-se ser criança outra vez…lembre-se de quando você tinha seus 10, 7, 5, 3 anos…alguns meses de vida… Do que você precisou naquele momento?

Eu fechei meus olhos, voltei no tempo e revivi algumas lembranças… Eu morava com meus pais e irmãos em um sítio lindo, todo gramado, com muitas plantas. Minha casa tinha uma garagem, onde os cachorros descansavam. Adorava acordar pela manhã e me aquecer no sol, brincar, comer a comida da minha mãe, observar meu pai trabalhando, conversar com minha irmã debaixo do pé de manga…correr pelos campos e poder retornar para a casa no fim do dia, sabendo que uma janta e uma cama quentinha me aguardavam. À noite, sentar na sala com minha família, tomar a mamadeira, ouvir meu pai cantar algumas modas de viola… Ah! São muitas e deliciosas recordações!

Era tudo isso que eu queria e precisava: pessoas para cuidar de mim, comida, roupa, um lar, proteção, segurança, espaço e tempo para correr e brincar…motivos para sonhar! E você, do que você precisava quando era criança?

O tempo passa, a criança cresce e ganha outros nomes… A adolescência e a fase adulta requerem novos aprendizados, sim, tudo no seu tempo. E em todas as fases da vida precisaremos uns dos outros, principalmente para nos lembrarmos que somos eternas crianças.

Mas, afinal, o que as crianças querem? Do que elas realmente precisam? Elas querem e precisam do essencial: amor.

Quando eu enxergo a criança que há em mim e enxergo a criança que há em você, sou capaz de entender a importância do amor para nos mantermos unidos, vivos, fortes e contentes.

O amor é o grande mandamento, é o que de fato precisamos aprender e ensinar, e isso só será possível se formos como as crianças…e deixarmos nossa criança viver!

 

“Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” – Bíblia, Evangelho de Mateus, capítulo 18, verso 3.

“Instrui a criança no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” – Bíblia, Provérbios, capítulo 22, verso 6.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” – Bíblia, Evangelho de João, capítulo 14, verso 6.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: