Sentido da vida

Olá diário!

A reflexão de hoje foi escrita há 1 ano, quando eu estava organizando minhas poesias, escrevendo as primeiras reflexões e me preparando para colocar o blog “no ar”. Ela conta:

Hoje, pela manhã, recebi no WhatsApp uma mensagem de “bom dia” que dizia:

“A vida tem quatro sentidos: Amar, Sofrer, Lutar e Vencer. Por isso… Ame muito, Sofra pouco, Lute bastante e Vença sempre. A vitória é sua em nome de Jesus!”

Essa mensagem me fez pensar muito no dia de ontem, quando eu havia anotado as palavras que mais se repetiam em minhas poesias: viver, amar, sofrer, lutar, sonhar, morrer. Por muitas vezes essas palavras foram utilizadas de maneira otimista, mas em algumas situações foram utilizadas para mostrar como a vida é difícil e como tudo acaba em nada (morte).

Gostei muito da abordagem da mensagem que recebi e acredito que teria sido muito importante recebe-la naquele momento da minha vida, quando as poesias estavam sendo escritas, mas…talvez naquele momento eu não estivesse preparada para ressignificar, para enxergar de maneira diferente…pois minha mente estava carregada de emoções…e as emoções bloqueiam um pouquinho o nosso raciocínio rsrs.

Bem, hoje, enxergo e entendo essas palavras de maneira muito mais ampla e abrangente. De fato, para mim, o amor é o grande sentido da vida. Mas…o que é o Amor? Eu entendo como amor verdadeiro aquele que a Bíblia ensina, o amor de Deus por nós. Deus é amor. Só sabemos amar porque Deus nos amou primeiro. E existe um caminho que nos faz viver plenamente esse amor: Jesus. Outros caminhos podem nos levar a um falso amor e até mesmo ao egoísmo, que é o contrário do amor. Nesse processo de viver o Amor, passaremos por muitos momentos alegres e tristes, sempre numa luta constante.

Entendo que, enquanto estou viva, estou lutando, mas lutando para quê? Ou contra o quê? Como cristã, eu luto todo dia para Jesus, estou nessa batalha com Ele. Juntos lutamos pelo amor, para que o amor vença o egoísmo, para que o bem prevaleça sobre o mal, para que os bons hábitos substituam os maus hábitos, para que o conhecimento vença a ignorância. Lutamos para que todos conheçam o evangelho do amor de Deus e tenham o desejo de viver essa verdade. E assim, façam de sua vida uma luta constante a favor do bem, a favor da salvação de todos.

Apesar dessa grande luta, que por vezes pode parecer algo difícil e cansativo, luta quem acredita no amor, e quem ama é livre, quem ama está sempre contente, quem ama enxerga além do horizonte, quem ama é forte e vai até o fim, assim como Jesus foi por nós. Mas o fim não acaba por aí…o fim é o começo de tudo.

Talvez em minha adolescência eu não tivesse maturidade, sabedoria e fé o suficiente para pensar no além do fim. Mas hoje almejo por esse recomeço, onde não haverá mais lutas, porque o Amor venceu e creio que viveremos na plena liberdade e alegria eterna. Amém!

Sinto-me feliz em reler e compartilhar essa reflexão! Até a próxima.

“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados” – Bíblia, Primeira Carta de João, capítulo 4, versos de 8 a 10.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: