Máscaras da alma

Olá diário!

Hoje começo uma série sobre “Máscaras”. Trata-se de um assunto que venho refletindo há algum tempo e percebo várias pessoas comentando a respeito.

Primeiramente quero esclarecer o significado da palavra alma. Alma significa vida, ser vivo. No livro de Gênesis, capítulo 2, verso 7, está escrito: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Por muitos anos eu pensei que alma fosse o espírito. Hoje entendo que alma é o mesmo que ser vivo, junção do corpo (formado pelo pó da terra) com o fôlego de vida (que vem do Criador). Quando morremos, o corpo retorna ao pó e o fôlego de vida retorna a Deus.

Em muitas passagens bíblicas a palavra alma é utilizada para se referir à pessoa, como por exemplo no verso 27 do capítulo 46 do livro de Gênesis: “E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, foram setenta.”

Portanto, quando escrevo “máscaras da alma”, estou me referindo às máscaras da vida, às máscaras que eu e você utilizamos por diversos motivos…

Você tem utilizado algum tipo de máscara? 

Nenhuma pessoa é igual a outra. Cada um de nós entende e enxerga o mundo de uma forma diferente. Ninguém me vê da maneira como eu me vejo. Portanto somos um ser e ao mesmo tempo diversos seres… Adoro pensar sobre isso! A vida e o mundo são de fato obras de um criador muito inteligente e poderoso! Se ninguém me vê como eu me vejo, logo eu existo apenas para mim mesma…e ao mesmo tempo eu sou alguém muito além do meu entendimento.

Nessa primeira reflexão sobre máscaras, a pergunta é a seguinte: você tem desejado ser aquilo que você não é? Você tem usado roupas, maquiagens, palavras e atitudes para se esconder? Mas afinal, esconder-se de quem?

Você e eu podemos utilizar máscaras. Mas de coração, não acredito que seja conveniente. As máscaras nos escondem, sobretudo, de nós mesmos, o que pode trazer consequências devastadoras…

As máscaras podem nos roubar a alma, a vida, esse bem tão precioso que só pode ser compreendido quando aceitamos ser quem somos. A aceitação é uma atitude de amor com nós mesmos, ela comunica ao mundo de maneira sublime a essência que somos, nos conectando!

Reflita sobre esse assunto. No próximo texto trataremos de outros exemplos.

Até breve!

 

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” – Bíblia, Salmos, capítulo 42, verso 2.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑