Razão e Emoções

Olá diário!

Hoje estou aqui para refletir um pouco sobre a razão e as emoções. O que te deixa triste? O que te deixa feliz? O amor é razão ou emoção?

Durante muito tempo eu pensei que “ser movido” pelas emoções era algo super positivo, algo mágico, incrível! E isso provavelmente porque eu entendia que Deus era pura emoção… Daí o senhor “Tempo” veio e me apresentou as consequências… E nada melhor do que o tempo para nos mostrar como as coisas funcionam.

Bem, o tempo passou e eu aprendi que as emoções eram importantes, que cada uma tinha sua função e que era preciso aprender a lidar com elas, ou seja, controlar minhas emoções em vez de deixar que elas me controlassem.

Aprendi também que Deus não se resumia em emoção, e que a bíblia não estava ali para me emocionar, mas para me dar conhecimento e entendimento, encher meu coração de esperança e me ajudar a crescer em sabedoria… Sabedoria para também administrar melhor minhas emoções.

Para entender um pouco mais sobre as emoções, precisamos muito da razão. Não existe escola, nem curso, nem professor capaz de ensinar essas coisas do dia para a noite. Existe um processo, que envolve a vida que acontece dentro de mim somada a vida que acontece fora de mim…existe a fome e a comida, o pedido e o oferecimento de ajuda…e aos poucos, com as experiências reais da vida, vamos aprendendo. Um dia de cada vez.

A razão me ajuda a enxergar com mais clareza as causas e consequências e a distinguir o certo do errado (de acordo com o meu mapa mental). Sob forte emoção, muitas vezes, falamos ou fazemos coisas das quais nos envergonhamos depois. Já passei por isso e ainda passo. Costumo dizer que tenho a “língua maior do que a boca”, e no “calor da emoção”, quando percebo, já era: falei demais, falei o que não queria, fiz o que considero errado…por fim, fico triste e decepcionada comigo mesma.

Hoje em dia, após muito refletir de maneira mais racional rsrs, consigo lidar com essa tristeza e não permaneço nesse estado por muito tempo. Olho para dentro, reconheço que estou em construção, me permito, me perdoo, penso em como quero agir da próxima vez, peço ajuda a Deus, e sigo em frente!

Sabe, a tristeza pode doer, mas ela tem sua importância! Ela nos permite olhar para dentro e nos dá a oportunidade de aprender e de fazer diferente e melhor. Devemos ser gratos, até mesmo pelos momentos tristes! Além disso, palavras que para mim foram “mal colocadas”, podem parecer boas para outras pessoas. Somos diferentes e a interpretação do mundo e das coisas é algo muito particular.

Enfim, muito podemos dizer sobre o assunto! E não é possível separar uma coisa da outra…o ser humano é composto de razão e emoção, e ambas tem suas funções e nos fazem ser quem somos.

Em relação ao amor…não sei dizer se é razão ou emoção, mas sei que é algo divino! O amor que o Criador nos comunica é algo poderoso, uma marca que não se altera, independentemente do nosso entendimento e do nosso estado emocional.

Fico por aqui, até breve!

“Retém as suas palavras o que possui o conhecimento, e o homem de entendimento é de precioso espírito” – Provérbios, capítulo 17, verso 27.

“O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e diante da honra vai a humildade” – Provérbios, capítulo 15, verso 33.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” – Carta aos Romanos, capítulo 12, verso 1.

 

 

 

 

 

 

Um comentário em “Razão e Emoções

Adicione o seu

  1. Estou em reflexão. A emoção e a razão se confunde na minha mente. Penso que ter vivido a razão quando devia ser emoção e vice e versa. Tenho que rever minha vida daqui para frente. Agraço muito a Deus por ter colocado- a em meu caminho através dos estudos que me leva a minha essencia. Gratidão, gratidão … Abraço Fraterno.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: