Estive aqui pensando sobre como presentear uma mãe.
Primeiramente, pensei sobre empatia… Como é importante nos colocarmos no lugar do outro para compreender um pouco mais sobre o que o outro pensa, como se sente, o que gosta e o que não gosta, do que precisa…enfim.
Eu me tornei mãe há 2 anos e 5 meses. Pensar em uma mãe é uma coisa. Pensar na nossa mãe é outra coisa. E pensar como mãe…ah, aí muda tudo!
O que dar de presente para minha mãe? Como presentear esse tão grande presente?
Eu não sei como é sua relação com sua mãe. Estou apenas compartilhando algumas das minhas reflexões que, talvez, possam te inspirar…
Penso em uma mãe como uma árvore. Uma árvore onde podemos encontrar um buraco, de onde lhe saiu uma parte, algumas raízes talvez, para que outra árvore pudesse ser formada. Essa árvore sente dores, sente um vazio.
O que é que está faltando nela? Como preencher esse vazio?
Ah, dela foram extraídas tantas coisas… Ela sente um cansaço, ela sente fome, ela sente falta do tempo que tinha para balançar seus galhos ao vento. Faz tempo que não gera frutos. Faz tempo que não exibe suas flores. Seu tronco parece desfalecido. Suas cascas parecem duras e sem vigor. Ela entrega tudo o que tem para sobreviver, para ver crescer aquela parte que um dia lhe foi arrancada, afinal, agora ela entende o propósito da sua vida.
Cada mãe tem seu jeitinho, suas forças e fraquezas. Mas uma coisa é certa: toda mãe precisa de cuidado e de carinho.
Uma árvore nasce para servir. Uma mãe nasce para servir. Mas só podemos servir se formos bem servidos, não é mesmo? Uma mãe pode cumprir seu propósito com amor e com menos dor, se o ambiente à sua volta for um porto seguro, se lhe forem oferecidos ouvidos para escutar suas reclamações e anseios, se lhe forem oferecidos membros para o serviço e o colo, se houver mais apoio e acolhimento, e menos julgamento.
Ah… existem tantas maneiras de fazer uma mãe feliz! A grande árvore recebe com alegria todos os presentes. Tudo é bem-vindo: todo carinho, toda atenção, todo tempo, toda oração.
Grande árvore, forte e frondosa…o que seria de você se recebesse água apenas uma vez na vida?
Bom é regar sempre, cuidar, ser presente. Esse é o maior presente!
Te amo, mãe!
Com carinho para todas as mães.
Deixe um comentário